A Reciclagem


A Reciclagem
Devido ao crescimento da população e ao aumento do consumo, a recolha do lixo nas grandes cidades é um problema cada vez maior. A quantidade de lixo é tanta que foi preciso inventar soluções: recuperar o vidro, o plástico, o papel e os matais para fabricar novos objetos(reciclagem).
Todos os cidadãos devem selecionar o seu lixo, cabendo os órgãos competentes a recolha e a reciclagem do mesmo. Os defensores da Natureza apelam à pratica da política dos três R: reduzir, reutilizar, reciclar.
Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental como no económico e social.
No meio ambiente, tanto a reciclagem, como a reutilização podem reduzir a acumulação progressiva de resíduos, evitando a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores, com emissões de gases como metano e gás carbónico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água, entre outros tantos fatores negativos.
No aspeto económico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através da preservação das condições ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
Fontes:
Livro de Estudo do Meio de 4º ano - Porto Editora;
Wikipédia;