top of page
Pilha de lixo

A Poluição dos Solos

A terra que pisamos, onde construímos as nossas casas, fábricas e estradas e que utilizamos para, através da prática da agricultura, obtermos alimentos é o solo.

A maior parte das plantas necessita do solo para se fixarem e produzirem o seu alimento e uma grande variedade de animais vive sobre o solo.

Apesar da importância que o solo tem para o Homem, provoca-lhe agressões que podem conduzir á sua degradação ou mesmo destruição. A poluição dos solos, provocada pela deposição de lixos ou pela aplicação de pesticidas na agricultura, torna-os impróprios para o cultivo.

Devido ao crescimento população e ao aumento de consumo, a recolha de lixo nas grandes cidades é um problema cada vez maior. A quantidade de lixo é tanta que foi preciso inventar soluções: recuperar o vidro, o plástico, o papel e os metais para fabricar novos objetos (reciclagem).

Todos os cidadãos devem selecionar o seu lixo, cabendo aos órgãos competentes a recolha e a reciclagem do mesmo. Os defensores da Natureza apelam à prática da politica dos três R: reduzir, reutilizar, reciclar.

A Poluição do Solo é toda e qualquer mudança em sua natureza (do solo), causada pelo contacto com produtos químicos, resíduos sólidos e resíduos líquidos, os quais causam sua deterioração ao ponto de tornar a terra inútil ou até gerar um risco a saúde.

Ora, devemos saber também que o solo é repleto de vida, especialmente sua camada inicial (15 centímetros).

A poluição do solo ocorre pela contaminação deste através de substâncias capazes de provocar alterações significativas em sua estrutura natural.

Fontes:

Livro de Estudo do Meio de 4º ano - Porto Editora;

Wikipédia; 

https://www.todamateria.com.br/poluicao-do-solo/;

https://www.todabiologia.com/

© 2022 por Joana Gonçalves. 

bottom of page