top of page
Fumaça industrial

A Poluição Atmosférica

A atmosfera é a camada de gases (sobretudo oxigénio e azoto) e vapor de água que rodeia a Terra.

A atmosfera permite a vida quer dos animais quer das plantas e protege-os das radiações ultravioleta do Sol, que de outro modo os destruíram. No entanto, o ser humano tem vindo a alterar a qualidade e a composição do ar, poluindo a atmosfera.

A presença de gases tóxicos na atmosfera afeta a saúde dos seres humanos, provocando doenças respiratórias, cardíacas, de pele e doenças do sistema nervoso.

Também afeta os animais, as plantas e até os edifícios. O ar poluído, ao ser atravessado pela chuva, origina chuvas ácidas. Estas não afetam apenas as plantas e a vida aquática, mas também contaminam os solos agrícolas e as águas subterrâneas e correm os edifícios, os monumentos e as estátuas.

A poluição atmosférica acontece quando a emissão de substâncias na atmosfera muda a composição do ar, provocando desequilíbrios ambientais e causando prejuízos à saúde dos seres vivos.

Também chamada de poluição do ar, esse tipo de poluição é um dos que mais causam prejuízos aos seres humanos e aos ecossistemas.

Uma das principais causas da poluição atmosférica é a queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Esse tipo de poluição começou a se intensificar no século XIX, após a Revolução Industrial.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, atualmente, cerca de 7 milhões de mortes prematuras acontecem todos os anos em decorrência da poluição atmosférica.

A poluição do ar também contribui para o agravamento do efeito estufa e do aquecimento global, que desestabilizam o clima e causam consequências que podem ser desastrosas para a vida na Terra.

Fontes: Livro de Estudo do Meio de 4º ano - Porto Editora; Wikipédia;

© 2022 por Joana Gonçalves.

bottom of page