A Poluição Aquática


A Poluição Aquática
A água é um elemento essencial à vida de todos os seres vivos, mas, apesar de sabermos que é impossível viver sem água , por vezes , desperdiçamo-la ou utilizamo-la de uma forma errada.
O ser humano é também responsável pela poluição aquática. A água poluída põe em perigo a vida do homem e dos outros seres vivos.
As água subterrâneas ficam poluídas com os líquidos das lixeiras que se infiltram nos solos e outras substâncias que se despejam no solo : tintas, vernizes, detergentes, óleos. A aplicação de pesticidas e fertilizantes na agricultura é também uma causa da poluição da água. Estas substâncias são levadas pelas águas das chuvas para os rios e lagos, onde se acumulam , ameaçando a vida aquática.
Nos mares, o petróleo lançado para as águas de devido a acidentes com petroleiros ou por falta de cuidado durante a lavagem dos seus tanques, provoca as marés negras . As águas ficam poluídas e provocam a morte dos peixes, das algas e das aves marinhas.
Os organismos responsáveis pelo ambiente procuram remediar os malefícios da poluição, levando o lixo para aterros sanitários e construindo estações de tratamentos de águas residuais (ETAR).
Nas ETAR são tratadas as águas de origem doméstica e industrial, vulgarmente chamadas de esgotos sanitários e despejos industrias. As estações de tratamento de água residuais são essenciais para a manutenção da qualidade da água dos rios e dos mares, bem como para a manutenção da vida dos seres vivos desses ambientes. A água, depois de tratada, é lançada de novo nos rios e os resíduos podem ser lançados em aterros sanitários ou utilizados como fertilizantes.
Fontes: Livro de Estudo do Meio de 4º ano - Porto Editora;
Wikipédia.